Laparoscopia
na Urgência

Vídeo Laparoscopia na urgência

Cada vez mais a cirurgia vídeo laparoscópica vem tomando espaço no senário das cirurgias de aparelho digestivo. Dessa forma estamos nos preparando cada dia mais para utilizar esta via nas mais variadas situações de urgência, oferecendo os benefícios da cirurgia minimamente invasiva para pacientes cada vez mais graves possibilitando melhor recuperação pós operatória e um tratamento mais adequado da doença de base, bem retorno mais rápido às atividades habituais.

A laparoscopia pode ser utilizada nos casos de urgências em várias situações, seguem alguns exemplos:

Apendicite aguda – hoje estamos realizando a maioria das apendicectomias por vídeo, mesmo nos casos mais graves e complicados com perfuração e contaminação da cavidade abdominal temos optado por esta via, conseguindo um melhor tratamento e diminuição das complicações. Dessa forma, o que há alguns anos era uma contraindicação para a laparoscopia, hoje se torna a sua indicação mais formal e esse é o grande diferencial em termos de resultados, visto que para tratamento de uma apendicite complicada por via convencional muitas se utilizava incisões grandes (mediana infra umbilical) que traziam muito desconforto pós operatório e um resultado estético ruim. Hoje fazemos tudo por vídeo através de três pequena incisões (cortes) e com um resultado superior no que se refere a limpeza da cavidade com menores índices de infecção pós operatório e consequentemente menor tempo de internação hospitalar.

Colecistite aguda – A primeira cirurgia do aparelho digestivo a ser realizada por vídeo. Inicialmente considerava-se a presença de colecistite aguda como um impeditivo para a cirurgia por vídeo, atualmente já não é mais. A presença de colecistite aguda torna a cirurgia mais difícil tecnicamente e demanda maior habilidade e cuidado por parte do cirurgião, mais, em mãos experientes a laparoscopia oferece os mesmos benefícios que nos casos sem infecção. Dessa forma, nos dias atuais estamos indicando laparoscopia como tratamento de escolha para casos de colecistite aguda com ótimos resultados.

Abdome agudo de causa incerta – muitas vezes nos deparamos com quadros de abdome agudo (dor abdominal forte e de início súbito) e não conseguimos estabelecer um diagnóstico etiológico específico (causa), mesmo lançando mão de vários exames laboratoriais e de imagem (tomografia ou ressonância), dessa forma a laparoscopia tem indicação precisa possibilitando um diagnóstico mais correto e na maioria das vezes possibilitando o tratamento de forma mais rápida e menos traumática para os pacientes. Várias condições podem evoluir dessa forma, como a própria apendicite aguda com apresentação clínica incomum, as afecções ginecológicas como cisto ovariano roto, gravidez ectópica, doença inflamatória pélvica, as úlceras perfuradas gástrica ou duodenal (alguns casos podem evoluir sem pneumoperitôneo), isquemia mesentérica, diverticulite agudas com abscesso e outros.

Hérnia encarcerada – Os mais variados tipos de hérnia estão tendo sua indicação de cirurgia laparoscópica e está também indicada nos casos de urgência, possibilitando uma melhora avaliação das alças intestinais encarceradas e reparo adequado com uso de telas.

Trauma abdominal – Nos casos de trauma abdominal fechado (sem corte) a laparoscopia pode ser empregada possibilitando um melhor diagnóstico da lesões existentes e muitas vezes possibilitando correção dessas lesões nos mais variados órgãos abdominais.

Abdome agudo obstrutivo – Os casos de abdome agudo obstrutivo ainda são os mais difíceis de se abordar por vídeo. Tendo em vista a distensão de alças muitas vezes de grande monta ficamos sem espaço para pneumoperitôneo dificultando a manipulação das estruturas intra abdominais. Mesmo assim em casos selecionadas temos tido bons resultados.

Dessa forma estamos cada vez mais avançando na utilização da vídeo laparoscopia, sempre tendo muito bom senso com relação a indicação e riscos de cada procedimento, visando oferecer os benefícios dessa técnica sem prejuízo para os pacientes.

Dácio Francisco Machado

CRM-MG 39755
Cirurgia Geral / Aparelho Digestivo / Vídeo laparoscopia/ Cirurgia Robótica

Dacio Machado - Doctoralia.com.br

Dr. Dácio Francisco Machado - CRM-MG 39755 - Todos os direitos reservados.